Resultado do consumismo exagerado

consumismo
consumismo

O consumismo, na atualidade, tem se tornado algo muito comum. As pessoas tendem a efetuar compras para suprir necessidades emocionais, descontando raiva, ódio, tristeza, entre outros. Então neste artigo aprofundaremos como as pessoas chegam à necessidades extremas de realizar compras.

O consumismo pode gerar dívidas

Ao comprarmos excessos de produtos, muitas vezes inúteis, gastamos boa parte de nossa renda para satisfazer desejos causados por sentimentos de tristeza, raiva, ou até mesmo felicidade. Então muitas vezes nós acabamos comprando mais do que o necessário e consequentemente, gastando mais do que ganhamos.

Transtornos gerados pelo consumismo

A compra desnecessária pode ser produto de um transtorno. Então as pessoas tem uma certa necessidade de efetuar compras de produtos, mesmo não precisando desses itens.

Sensação após as compras

Muitas pessoas, após realizar suas compras, sentem uma felicidade como se fosse uma “terapia”. Então gera uma sensação de prazer ou, muitas vezes de tristeza, porque essa compulsão pederá levarnos para dívidas das quais teríamos dificuldades de sair. A ansiedade faz parte também, pois muitas das vezes fazemos compras pela internet, e ansiamos por sua chegada.

Maneiras de acabar com o consumismo

Para acabarmos com esta compulsão, é necessário ter controle sobre nossas necessidades, ter autocontrole, aprendendo a controlar nossos desejos e sentimentos. Além disso, para evitar o consumismo, podemos fazer uma lista com nossas necessidades básicas, podendo ajudarnos a controlar os gastos que são realmente necessários.

Conclusão

Para evitar o consumismo, é necessário ajuda, porque é uma compulsão na qual se parece a um labirinto, onde, cada vez mais nos perdemos. Então procurar ajudar não é um ato de fraqueza, mas sim de coragem. Então reconheça sua compulsão e evite gatilhos que levem a estimular a compra desnecessária. O primeiro passo para se livrar de um problema é reconhecendo-o.

https://www.youtube.com/channel/UC3H2oHAnptyIxIlt3AvUXcQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Verified by MonsterInsights