Educação financeira pode transformar o futuro de uma pessoa
É nos primeiros anos de vida, que necessitamos de educação financeira, isso muda com certeza o futuro de qualquer pessoa e transforma uma família.
Felizes são os filhos que tem pais que adquirem conhecimento para instruir seus filhos para um futuro melhor, e isso é independente de como tenha sido o passado difícil desse pai, por ter uma infância difícil que acreditamos que todos devem ensinar a criança o caminho pelo qual ela deve seguir.
Com essa mentalidade podemos mudar o historico de centenas de famílias que vivem na pobreza extrema por falta de conhecimento, tudo depende de uma única decisão, qual? E por quê? Porque uma decisão acertiva hoje mudará o futuro seu, de sua família, de um povo, de uma geração, além disso podemos acreditar que também seremos mudados apenas por uma decisão.
Educando financeiramente a criança
Comece o ensino com brincadeira que pode ser com toda a família, isso incentiva o estar junto e fazer a família mais próxima. Não esqueça, de sempre fazer questão de deixar a criança pensar antes de tomar decisão.
Pegue um objeto como uma garrafa de refrigerante, um pote leite em pó e faça um cofrinho simples e caseiro ou se preferir compre um cofrinho. Mas o ideal seria construir e fazer essa construção junto com a criaça para que ela aprenda a primeira lição, que é dar valor as coisas úteis e se sentir útil no trabalho do mesmo.
Após construir o cofrinho, crie o hábito de todos os dias pegar um valor em moedas e junto com o filho fazer a rotina de pôr as moedas no cofre.
Criando hábito junto com a criança
Nos primeiros dias, geralmente, é extremamente difícil manter um hábito novo se a criança não estiver convicta de onde quer chegar e até onde deseja ver os efeitos de seus esforços.
Nas primeiras semanas ainda sera difícil permanecer nesse hábito novo mas continue firme. Por fim nos primeiros meses você precisa entender que todo o esforço em criar esse hábito fará infinitas diferenças na vida dessa criança e de todos os que se relacionarem com a mesma.
Colocando em prática a educação financeira
A educação começa com você falando para a criança tudo que está sendo feito, e quais resultados terá no futuro. Mostre que a longo prazo vai gerar um grande resultado, com isso estará ensinando uma segunda coisa, que essa criança precisa ter paciência na espera. Com essa condição terá possibilidade de ter decisões mais acertivas.
Procure todos os dias dar o mesmo valor e faça questão que a criança exerça a atividade de colocar as moedas no cofre. Conforme a evolução da criança e a melhoria de suas finanças aumente o valor que você dá a ela. Ensine que ela precisa, toda vez que receber a mesada, colocar metade no cofre. Consequentemente ela poderá fazer o que quiser com a outra metade.
Mantenha essa estratégia por uns 2 anos e verifique se a criança consegue naturalmente fazer o que lhe foi proposto. Após os 2 anos aumente a mesada conforme as suas condições e agora o passo três; Faça mais 2 cofrinhos e faça uma divisão que você julgar correto em porcentagem para cada cofre. Por exemplo, 20% no primeiro,30% no segundo e 50% no terceiro;
Primeiro cofre: ela colocará 20% de tudo quanto ganhar e esse cofre será para ela gastar no que quiser, por exemplo: chicletes, balas e salgadinhos…
Segundo cofre: ela colocará 30% de tudo que ganhar e esse cofre será para ela comprar coisas necessárias como roupas, um vídeo game e outros.
Terceiro cofre: ela colocará 50% de tudo que ganhar e esse cofre será para investimentos para garantir o seu futuro. Assim você estará formando a educação de seu filho.
Fazendo valer a pena todo o esforço
Em uma conta bancaria, coloque todo os valores acumulados no primeiro cofre que desde o início guardava 50% de tudo que ele ganhou. Fale com ele sobre o tempo que levou com o hábitos diários iniciais para alcançar o valor do montante e após deposite todo esse valor. Após os 12 anos, é possível começar a ensinar esse adolescente a começar seus investimentos podendo ser em empreendimentos comerciais, empresários ou em mercado financeiro.
Conclusão
De maneira simples, fácil e divertida usando inúmeras ideias, você terá a oportunidade de se reeducar financeiramente e educar seu filho, proporcionando-lhe um fututo melhor.
Use sua criatividade e explore o máximo que puder para fazer a diferença. Então se desejas continuar aprendendo, te convidamos a visitar nosso canal no youtube, e se ficar com dúvidas e desejo em ser orientado, acesse nossa mentoria aqui.