Reserva de Emergência

Reserva de emergência

Seja acertivo no planejamento financeiro e entenda o porquê da reserva de emergência ser fundamental para garantir a sua tranquilidade e segurança financeira.

Importância do Valor Emergêncial

Uma reserva de emergência é essencial para lidar com imprevistos e garantir a estabilidade financeira em tempos de crise ou situações inesperadas. Então a mesma trará um fôlego a mais para o seu dia a dia, e fará a diferença em todas as áreas da sua vida.

Principais Motivos para Ter uma Reserva

  • Tranquilidade

Evite preocupações financeiras e durma tranquilo e seguro. Pois essa segurança leva você a descançar e ter mais tempo para o planejamento estrutural de sua vida a partir da formação do valor acumulado emergêncial.

  • Flexibilidade

Tenha a liberdade de enfrentar grandes mudanças ou oportunidades sem comprometer seu planejamento financeiro. Por mais difícil que pareça ser, é necessário entender que em pouco tempo é quase impercepitível que você já venceu os desafios e alcançou seus objetivos, porque entendemos que o tempo passa e muitas vezes não percebemos a rapidez.

 

  • Redução de Dívidas

Use a reserva para cobrir despesas inesperadas e evitar contrair dívidas com juros altos. Para esse plano é necessário evitar qualquer situação que possa estragar a estratégia, como cartões de créditos e condições facilitadas em promoções do tipo: 10 vezes sem juros.

 

Definição de Reserva de Emergência

Uma reserva de emergência é um valor financeiro guardado para ser utilizado em caso de imprevistos, como perda de emprego, doenças ou despesas urgentes.

Como Construir o valor necessário para emergências

  • Análise das Finanças

Avalie suas despesas e rendimentos para determinar a porcentagem a ser destinada à reserva. Mas não esqueça que no começo será necessário um maior esforço, porém tenha calma e objetividade pois em pouco tempo o hábito será estabelecido e tudo fluirá naturalmente.

  • Estabeleça Metas

Defina objetivos realistas e prazos para alcançar o valor desejado na reserva de emergência. Isso muda a maneira como se encara as situações do dia a dia e nos fortalece para continuar durável.

  • Redução de Despesas

Identifique gastos supérfluos e reduza-os para acelerar o processo de construção da reserva, pois quanto mais dedicação, mais resultado. E quanto mais resultado, mais gratificante e prazeroso será para você.

  • Automatize o Depósito

Configure transferências automáticas para a reserva, garantindo que ela seja sempre alimentada. Então um ditado popular espressa o que aqui queremos firmar com você, a galinha enche o papo de grão em grão.

Onde Investir o valor Emergêncial

  • Liquidez Imediata

Opte por investimentos seguros e de fácil resgate, que tenham liquidez diária onde tenha o mesmo disponível no mesmo dia para saciar a necessidade, um exemplo é, fundos de renda fixa.

  • Diversificação

Divida o valor em diferentes aplicações, mas tome cuidado para que esses diferentes tipos não saia do seu controle, para minimizar riscos e aumentar a rentabilidade.

  • Avaliação Periódica

Revise as opções de investimento regularmente, pois muitos são os motivos que trazem variações nos valores tanto positivos como negativos, esteja sempre atento para se ajustar às mudanças econômicas e obter melhores resultados.

Quanto é Necessário Ter na Reserva?

O recomendado é que a reserva de emergência seja equivalente a pelo menos de 3 a 6 vezes o valor das suas despesas mensais. Tendo em conta que aqui é um objetivo que você precisa alcançar.

Dicas para Manter e Preservar a Reserva

  • Economize Sempre

Crie o hábito de poupar uma parte da sua renda regularmente e mantenha sua reserva sempre em crescimento. Pois as suas necessidades aumentam diariamente dia após dia, exigindo cada vez um valor mensal maior, esse aumento vem do supermercado, transporte e outros.

  • Evite Gastos Supérfluos

Resista ao impulso de compras desnecessárias e priorize suas metas financeiras. Então é preciso manter o foco na estratégia e saber que em algum tempo de perseverança, você chegará no objetivo final que é estabilizar suas finanças.

  • Revisão Periódica

Revise sua reserva regularmente para verificar se o valor está adequado às suas necessidades atuais. Essa revisão manterá você no foco e cada vez mais fará com que o objetivo seja alcançado.

Se nosso conteúdo foi interessante para você continue aprendendo mais e se familiarizando com o mesmo através do nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3H2oHAnptyIxIlt3AvUXcQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Verified by MonsterInsights